10/09/2010 - 21a Festa Trentina de Rio dos Cedros é sucesso de público

Clique aqui para ver o álbum de fotos

Ritorno alle origini
– Retorno às Origens. Com esse tema foi lançada a 21ª Festa Trentina de Rio dos Cedros. O slogan da presente edição visa resgatar a verdadeira cultura dos antepassados que imigraram do Tirol Italiano para formar a comunidade de Rio dos Cedros.


O Circolo Trentino di Rio dos Cedros, sob o comando de Doralice Panini, e a Prefeitura Municipal, sob o comando de Fernando Tamaselli, trabalharam incessantemente pelo sucesso do evento. Nos cinco dias de festa, que foram de 3 a 7 de setembro, aproximadamente 30.000 pessoas compareceram ao evento. A abertura, no dia 3 de setembro, ficou por conta do Grupo Colibri, de Rio dos Cedros, que executou belíssimas canções do repertório italiano, emocionando a todos os presentes. Também na ocasião foi apresentado o projeto de intercâmbio envolvendo os alunos da Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini, de Rio dos Cedros, e o Istituto Santa Croce, de Mezzano di Primiero (Trento – Itália). Esteve presente Alessandro Ventimiglia, de Fiera di Primiero (Trento – Itália).

A comida típica servida na festa ficou por canta do Restaurante Mi´ Casa, de Rio dos Cedros, que caprichou nos pratos, preparando polenta, macarrão, carne de panela, frango assado, lasanha, fortaia e acompanhamentos de salada. O churrasco mais uma vez foi preparado pelo Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, sendo a carne fornecida pelo Supermercado Menestrina, de Rio dos Cedros. Dessa forma, toda a gastronomia oferecida na festa foi genuinamente riocedrense.


Sempre em prol da preservação da autêntica cultura trentina de Rio dos Cedros, foi realizada a Santa Missa em Dialeto Trentino – La Santa Messa en Trentin, no sábado a noite, dia 4 de setembro. A missa resgatou não apenas o dialeto trentino falado na cidade, como também a religiosidade dos imigrantes e seus descendentes. A missa foi celebrada pelo Pe. Roberto Carlos Cattoni, sendo organizado pelo Gruppo Giovane Tosarami.

No domigo, dia 5 de setembro foi realizada a transmissão ao vivo do programa Domenega del Talian, da rádio 105,7 de Jaraguá do Sul, sob o comando de Giuliano Berti. O programa inteiramente em dialeto trentino foi transmitido do pátio da Igreja Matriz de Rio dos Cedros, onde também era o ponto de encontro para o desfile alegórico da Festa Trentina. Por volta das 10h teve inicio o desfile, com a presença de diversos grupos da cidade e região. O Circolo Trentino abriu o desfile, juntamente com o Gruppo Folkloristico Compagni Trentini e o Gruppo Giovane Tosarami, que na ocasião, portou diversos objetos antigos, demonstrando o estilo de vida dos antigos moradores de Rio dos Cedros. Após o desfile, durante o almoço nos pavilhões da Festa Trentina, foi realizado o Incontro dei Figli del Cedro, onde pessoas nascidas em Rio dos Cedros, mas que não residem mais na cidade, puderam comparecer para um nostálgico reencontro, onde também tiveram ocasião de assinar um livro, para registro dos filhos de Rio dos Cedros.


Durante a Festa foram promovidos diversos bailes e shows para o entretenimento dos visitantes. Também foi organizada a Tenda Cultural, onde se realizou a apresentação de diversos grupos folclóricos, o que certamente colaborou para aprimorar o viés cultural da Festa Trentina.

Ademais, os visitantes puderam conferir a Feira Regional, que compreendia mostra comercial, industrial e artesanal da cidade e região. Na feira também era possível degustar o café colonial preparado por Thiago Duwe Gourmet, de Timbó. Também em todo o complexo da Festa foi servido o vinho da vinícola San Michele de Rodeio.

Outras atrações como parque de diversões, tenda eletrônica, mostra de máquinas, shows de manobras com moto e passeio ciclístico puderam ser conferidos durante o evento. No encerramento da festa também teve show pirotécnico.

A comissão organizadora da Festa Trentina agradece todos os visitantes, que foram sem duvidas os atores principais do grande sucesso do evento.

Para o próximo ano os trabalhos serão intensificados, visando sempre o aprimoramento e a qualificação da Festa Trentina Riocedrense!


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca