Grupos Musicais

A música sempre foi a parceira inseparável do imigrante italiano. Cantavam sempre, na roça, no trabalho, em casa, com a família... é impensável um imigrante ou descendente de italiano que não conheça as tradicionais melodias típicas. Apresentamos, nessa seção, um pequeno elenco de grupos musicais típicos atuantes em Rio dos Cedros. Tratam-se de grupos que preservam as canções populares cantadas na cidade desde a época da colonização. Nada mais autêntico para refletir o espírito do imigrante trentino.


Banda Família Panini


Por volta de 1895, Clemente Panini iniciou o que se tornaria uma belíssima tradição familiar voltada à música. Em 1915 seu filho João Panini, também amante da música, aprendeu seus primeiros acordes em uma gaita ponto de 8 baixos. Junto com ele, seus quatro filhos aprenderam a arte, porém, no início, escondidos, porque o pai não deixava.

Hoje, dois destes filhos, Valentino Panini com 89 anos, e Libério Panini com 74 anos de idade mantém vivos os ideais de seus antepassados. Os anos se passaram, famílias se formaram, e todos permanecem orgulhosos de terem mantido a tradição musical da família.

A Banda Panini conta hoje com 9 integrantes, todos tocam por paixão pela música e principalmente para manter a tradição. O conjunto ostenta orgulhosamente o sobrenome da família já há cinco gerações.

 

Amicci Cantori del Folclore Italiano di Rio Cedro


Grupo formado por moradores do Caminho dos Pomeranos, primeira via da colonização trentina no Vale do Itajaí. O grupo focou seu repertorio em canções tradicionais trazidas pelos imigrantes e preservadas por seus descendentes. Todo o CD foi gravado do modo mais autentico: o grupo cantado junto com acompanhamento musical de uma gaita, exatamente da forma que os antigos moradores faziam quando entoavam suas canções.

 



Conheça os grupos musicais ligados ao Circolo Trentino:

Compagni Trentini
Grupo Colibri

 


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca