Jogos

La Morra

O jogo consiste em adivinhar a soma dos números que aparecem nos dedos de ambos os jogadores. Simultaneamente os dois jogadores mantêm o braço estendido com os punhos cerrados, mostrando números com os dedos alternadamente, ao mesmo tempo em que mostram, gritam o número que acham vai resultar da soma dos números de ambas as mãos. A pessoa que adivinhar a soma (la morra) ganha o ponto.

O mais interessante do jogo é o modo como ocorre, o que geralmente atrai muitos curiosos nas mesas! Os oponentes gritam os números de maneira a desafiar o oponente, e os dedos devem ser mostrados muito rapidamente, sendo que o jogo vai adquirindo um ritmo muito veloz. O bom jogador de mora deve ter boa percepção, agilidade de pensamento e concentração (o que é difícil nos ambientes barulhentos em que o jogo acontece!).

Caso o jogo esteja ocorrendo em uma mesa com quatro jogadores, a pessoa que ganhou o ponto permanece com o punho na mesa, e desafia o oponente seguinte. O jogo termina quando alguém alcança o número de pontos definido antes de iniciar a partida.

É um jogo bastante característico, varia muito de região para região da Itália (bem como vária nas regiões de colonização italiana). Os oponentes costumam jogá-lo utilizando-se de seu próprio dialeto, o que da um toque especial à partida!


Jogo de Bochas (Le Boccie)

Esporte praticado entre duas pessoas ou duas equipes, onde o objetivo é arremessar as bochas (bolas de madeira ou resina sintéticas) e situá-las o mais próximo possível do bolim (a menor bocha do jogo) que havia sido lançado previamente.

O jogo começa com o arremesso do bolim (geralmente pela pessoa que fez mais pontos na jogada anterior). Essa mesma pessoa ira também realizar o primeiro arremesso de bocha, tentando sempre situá-la o mais próximo possível do bolim. Em seguida, o oponente irá arremessar sua bocha tentando também ficar o mais próximo possível do bolim, ou então, acertar a bocha do outro, arremessando-a para longe.

Aquele que estiver com o ponto (ou seja, com a bocha mais perto do bolim) não arremessa. O oponente deverá ficar jogando até deixar sua bocha mais perto do bolim.

Cada jogador tem direito a quatro arremessos, ao final da partida são contados os pontos, ou seja, quantas bochas (do jogador que venceu, ou seja, daquele que conseguiu situar uma bocha mais próxima do bolim) estão mais próximas do bolim. Costuma-se marcar 2 pontos para cada bocha do vencedor que estiver mais próxima do bolim.

É um jogo muito comum em quase todas as zonas de colonização italiana. O que o torna muito característico é a habitual gritaria com que seus jogadores conduzem a partida!


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca