Circolo Trentino di Rio dos Cedros - Apresentação


Prof. Olivio Taffner

 
 



Slogan do Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Io Sono Trentino di Cuore
"Eu sou Trentino de Coração"

Rio dos Cedros é um dos pitorescos recantos do Verde Vale do Itajaí, assim chamado por sua exuberante natureza. Suas paisagens muito lembram os saudosos Alpes deixados pelos imigrantes.

Os moradores dessa cidade são, na maioria, de origem européia, que começaram a aportar em Santa Catarina no longínquo ano de 1875, em decorrência do acordo firmado com o império brasileiro para a ocupação efetiva das províncias sulistas.

A partir daquele ano, uma verdadeira epopéia de heroísmo e fé, de lutas e de trabalhos incansáveis, foi realizada pelos valorosos imigrantes trentinos e tiroleses que deram início a colonização de Rio dos Cedros.

Fé, união, terra e trabalho, as quatro parcelas da fórmula mágica, alavanca poderosa, removedora de todos os entraves que de início, pareciam insuperáveis.

Os colonos italianos ficaram vislumbrados diante do fato de serem proprietários de um lote de terra, terra esta que lhes fôra negada em sua pátria natal, por pertencer aos latifundiários (os senhores de Tirol) que os exploravam miseravelmente.

Rio dos Cedros tem uma história digna, muito interessante e atraente, construída em cima dos cento e trinta anos decorridos do início da chegada dos primeiros imigrantes italianos. Ela se baseia em fontes reais e fidedignas, relatadas por pessoas vivas, em documentos e na tradição. Foram verdadeiras páginas heróicas escritas pelos feitos gloriosos dessa gente, que agora merecem os louvores, por terem plantado nessa terra uma típica civilização, que marcará para sempre os efeitos de uma fé profunda e inabalável de um povo bandeirante vindo das plagas européias.

Aquela fórmula mágica, alavanca poderosa removedora de todos os obstáculos resultou numa extraordinária epopéia quando Rio dos Cedros celebrou em 1975 o primeiro centenário de sua história e em 2005 os 130 anos de imigração. O município, edificado às margens do rio que delegou seu próprio nome, é hoje uma cidade limpa, florida, ajardinada, cercada de vegetação e em plena expansão turística.

Os 13 mil quilômetros que separam o Brasil da Itália não lograram fazer os imigrantes esquecer a terra natal que nunca mais haveriam de rever. Em 3 de dezembro de 1975, foi fundado o “Circolo Trentino de Rio dos Cedros”, com a finalidade de manter o intercâmbio cultural e social, com Trento, Itália, preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade, e promover encontros culturais e festividades como a “Festa Trentina”, um evento de muita alegria e tradição.

O Círculo Trentino, desde sua criação, vem cumprindo com louvor suas funções, entre as quais, a de nunca deixar cair no esquecimento a bravura de nossos pioneiros imigrantes, que desembarcaram aqui cantando:


“Noi siam partiti dei nostri paesi,
(...)
e con la industria dei nostri italiani,
abbian formato paesi e città”.


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca