Tosarami - Grupo Jovem do Circolo Trentino de Rio dos Cedros

O grupo jovem, do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, surgiu com o intuito de agregar os jovens descendentes para participar de atividades culturais bem como para realizar eventos que enalteçam a cultura trentina de Rio dos Cedros.

Foi oficialmente fundado no dia 10 de novembro de 2007, de uma iniciativa de Andrey Taffner Fraga e Eduardo Osti, que já faziam parte da Diretoria do Circolo Trentino e haviam assumido o compromisso de criar o grupo.

Os jovens integrantes possuem descendência italiana e dominam o dialeto riocedrense. Todavia, o grupo é aberto para qualquer pessoa que queira participar e conhecer um pouco mais da cultura trentina.

O grupo foi batizado com o nome de TOSARAMI (lê-se tojarámi), que no dialeto de Rio dos Cedros (mas também no dialeto da Valsugana - TN) significa meninada, gurizada. Como símbolo, foi criada uma versão filhote da águia trentina, que representa os jovens em relação ao Circolo Trentino.

Contato
Andrey Taffner
andreytaffner@gmail.com
+55 (47) 9943-0993

Regulamento Gruppo Giovane Tosarami

Integrantes do grupo: www.circolotrentino.com.br/site/tosarami/

Acesse nosso blog:
www.tosarami.blogspot.com


Gruppo Giovani Trentini Brasiliani (Grupo Jovem Regional – PR/SC)

O Gruppo Giovani Trentini Brasiliani surgiu com a realização do Congresso Mundial da Juventude Trentina, em 2003 na Itália. O Brasil foi dividido em três áreas, Sul (Rio Grande do Sul), Centro (Santa Catarina e Paraná) e Norte (demais Estados). O primeiro coordenador do Gruppo foi o jovem de Jaraguá do Sul, Gilson Rafaelli, que uniu o pessoal e iniciou as atividades com reuniões em 2004, para realizar o primeiro evento do Gruppo, os Jogos dos Jovens Trentinos, na cidade de Blumenau.

Assim, durante a Festitalia,do Lira Circolo Italiano di Blumenau, foi realizada a primeira edição dos Jogos, que desde o inicio se demonstrou um grande sucesso, agregando diversos jovens de Circoli Trentini.

Com o sucesso da edição de 2005, logo foram iniciadas as atividades para a organização da segunda edição em 2006 na cidade de Rio do Oeste, que conseguiu agregar um número ainda maior de jovens e demonstrou uma evolução no quesito organização.

No ano de 2007 o Gruppo decidiu inovar e organizar um Encontro Cultural, onde os participantes pudessem entrar em contato com a cultura trentina através da culinária, da musica e da dança. Assim em setembro de 2007 na cidade de Ascurra foi realizada a primeira edição do Incontro Culturale Trentino, agregando perto de 200 pessoas de toda Santa Catarina.

Em 2008, com nova coordenação do Gruppo, que passou a ser regido por Simone Sehnem, jovem do Circolo Trentino di Taio, foi organizado a terceira edição dos Jogos Trentinos, agregando um surpreendente número de jovens, e tendo uma das melhores organizações realizadas pelo Gruppo. Diversos elogios foram recebidos, e era perceptível que o grupo estava definitivamente agregado e consolidado, sendo considerado um dos mais ativos e atuantes do mundo trentino.

O Gruppo sempre realizou um calendário de reuniões itinerantes, sendo realizadas a cada dois meses em cada sede de Circolo Trentino que tenha jovens atuantes. Também foi estipulado pelo Gruppo que seriam realizados sempre um Encontro Cultural e uma edição dos Jogos Trentinos alternadamente cada ano. Em 2009 foi realizado o II Incontro Culturale Trentino, na cidade de Presidente Getulio.

O Gruppo segue forte e unido em seus ideais, sempre buscando agregar toda a juventude trentina aos Circoli Trentini, para assim levar adiante as nossas tradições e a nossa história sempre vitoriosa! Seus membros são jovens associados aos Circoli Trentini dos Estados de Santa Catarina e Paraná, sendo que seu representando riocedrense é o jovem Andrey Taffner.

Visite o site:
www.trentini.com.br/grupojovemprsc



Testimonianza di Andrey Taffner

Direttoria del Circolo Trentino di Rio dos Cedros;
Rappresentante di Rio dos Cedros nel Gruppo Giovani Trentini Brasiliani Centro;

Creatore – insieme a Eduardo Osti - del Gruppo Giovane Tosarami

Fin da quando ero bambino, mi sono sempre interessato alla cultura trentina. Sono cresciuto in una città dove questa cultura è stata sempre presente, nel dialetto, nella memmoria trasmessa da padre a figlio, nei quadri con immagini del Tirolo alla parete delle scuole, delle case...

Ho cominciato a ricercare sulla storia dell´immigrazione, degli imigranti, della regione trentina. Con il crescente interesse in quelle atività, ho deciso di appartenere alla direttoria del Circolo Trentino di Rio dos Cedros, simultanemanete, ho cominciato a fare parte del Gruppo Giovanni Trentini Brasiliani – Centro, rapresentando Rio dos Cedros. Ho fatto, insieme a mio fratello, il sito del Circolo Trentino (www.circolotrentino.com.br), ho concluso qualque ricerca sull´immigrazione a Rio dos Cedros e sull´ativittà del Circolo Trentino, cosi come partecipato a tutte le attività realizzate dal Circolo.

Con molto piacere ho partecipato al Congresso della Gioventù Trentina a Rodeio/SC, dove ho percepito che i giovanni trentini brasiliani sono numerosi i uniti. In quell´attimo ho deciso di creare il Gruppo Giovani di Rio dos Cedros. Nei mesi seguenti, ho lavorato nell´ativittà del Circolo e del gruppo giovane regionale. Noialtri del Gruppo Giovani Trentini Brasiliani (centro) abbiamo realizzato un meraviglioso evento (Incontro Culturale Trentino), ad Ascurra, con la partecipazione di tanti Circoli dello stato di Santa Catarina.

In settembre il Circolo di Rio dos Cedros ha realizzato, insieme al comune, la Festa Trentina. Dopo la Festa, ho lavorato, insieme ad Eduardo Osti, per criare il gruppo giovani della mia città, che adesso è una realtà.

Abbiamo la pretensione di fare di questo un gruppo forte e operoso nelle più diverse attivittà culturali e di solidarieta, perche i giovanni mantengano contato con la loro cultura e la loro terra di origine (il Trentino).

 


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca