Gruppo Folkloristico Compagni Trentini

O Coral do Circolo Trentino di Rio dos Cedros



As origens do grupo são antigas e remontam a uma velha tradição presente na cidade, chamada de Santa Notte. O grupo da Santa Notte era atuante na época natalina e passava de casa em casa cantando, em forma de jogral, a trajetória dos reis magos (leia mais na seção "Tradições Trentinas", neste site).

O grupo Santa Notte existiu por muitos anos, sendo que, em 1988, Luiz Giovanella Neto aderiu a ele, como primeiro maestro. No ano seguinte, tal grupo passou a ser o coral típico do Circolo Trentino.

Em 1994 o grupo passou a se chamar Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, nome que carrega até hoje.

A trajetória do coral foi marcada de sucessos e pontos altos.

Naquele mesmo ano o grupo gravou seu primeiro CD, intitulado Cantavano Cosi. O repertório do disco são músicas que fazem parte da tradição riocedrense desde o tempo dos primeiros imigrantes, bem como algumas canções contemporâneas.

Em 1996 o grupo realizou uma semana de apresentações na Argentina, onde ocorreu uma valiosa troca de experiências na Província del Chaco, em comunidades italianas como Entre Rios, Corrientes, etc.

Outros eventos também marcaram o grupo, como o intercâmbio cultural realizado com a comunidade trentina de Piracicaba-SP, a qual o grupo visitou em 2002. No ano de 2007 foi a vez do grupo Stella Alpina, de Piracicaba, retribuir a visita, vindo a Rio dos Cedros e promovendo outro maravilhoso evento de troca de experiências.

Atualmente o grupo é composto por 20 integrantes, sendo regido pelo maestro Lino Ossemer. Os ensaios do grupo são realizados no estilo antigo, ou seja, todos em uma roda, com o gaiteiro ao centro dando o ritmo.

O que mais caracterizou o grupo em toda sua trajetória foi o clima de amizade e cultura italiana que ficam evidentes em todas as suas apresentações, contagiando o público e levando adiante a tradição musical de nossos antepassados.


Para obter mais informações sobre o grupo, agendar apresentações ou adquirir o CD, basta entrar em contato com um dos integrantes abaixo:

Senira: (47) 3386-1999;
Erci: (47) 3386-0493;
Ou pelo e-mail do Circolo Trentino de Rio dos Cedros: circolo@circolotrentino.com.br

Cantavano Cosi

É o título do lançamento musical do Compagni Trentini. Contém músicas cantadas há gerações em Rio dos Cedros, bem como outras contemporâneas e tradicionais.

O trabalho foi lançado em Compact Disc (CD) e Fita Cassete, podendo ser adquirido com qualquer um dos integrantes acima relacionados. O trabalho contém as seguintes faixas musicais:

Fita Cassete:
Lado A: Inno Al Trentino; Marinariello; Vinassa, Vinassa; Mèrica, Mèrica; Bella me Done un Bacio; Doman C´è Festa Lado B: La Montanara; Romagna Mia; Quel Mazzolin di Fiori; Noi Siam Partiti; La Moricella; Le Rose Bianchi; Richetto Va Nell´Orto.

Compact Disc (CD):
1) Inno Al Trentino; 2) Marinariello; 3) Vinassa, Vinassa; 4) Mérica, Mérica; 5) Bella Me Donne Un Baccio; 6) Doman C´è Festa; 7) La Montanara; 8) Romagna Mia; 9) Quel Mazzolin Di Fiori; 10) Noi Siam Partiti; 11) La Moricella; 12) Le Rose Bianchi; 13) Richetto Va Nell´Orto; 14) Valsugna; 15) Andiamo Al Brasile; 16) E Col Cifolo Del Vapore; 17) Tornerò; 18) In Campagna Cantando Si Vá.


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca