03/11/2009 - Intercâmbio entre Trentinos e Riocedrenses – Um Projeto Vitorioso

 

 

Foi no ano de 2002, durante uma visita do grupo de teatro adulto “El Feral” de Mezzano di Primiero, para uma apresentação na Settimana di Cultura Italiana do Lira Circolo Italiano di Blumenau, que surgiram os primeiros contatos entre Doralice Panini (Presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros) e Silvano Zeni (coordenador do grupo de teatro), e também com Dom Roberto Capelletti (diretor do Istituto Santa Croce, Mezzano di Primiero, Trento - Itália) e Alessandro Ventimiglia (um dos coordenadores do projeto de intercambio), todos de Mezzano di Primiero.


Ainda em 2002 esse grupo visitou Rio dos Cedros, e no ano seguinte, 2003, visitaram a cidade novamente, estreitando os laços e os contatos.

A amizade que surgiu entre ambos os lados foi tanta que o contato sempre se manteve, através de telefones, internet, e através mesmo de visitas, que Roberto e Alessandro nunca deixaram de realizar, participando de praticamente todas as edições da Festa Trentina de Rio dos Cedros.

Em 2006 o padre Dom Roberto Capelletti juntamente com Alessandro Ventimiglia visitaram novamente Rio dos Cedros, dessa vez com o intuito de firmar um convenio de intercambio entre o Istituto Santa Croce e a Escola de Educação Básica Prof. Giovani Trentini de Rio dos Cedros, que prontamente abraçou a idéia. Também nesse ano foi definido o projeto de intercambio com o colégio salesiano de Ascurra.

Depois de diversos contatos e muito trabalho, em 2007 foi realizado o primeiro intercambio com a vinda de estudantes trentinos para Rio dos Cedros. Na ocasião eles ficaram hospedados em casas de famílias de alunos da Escola Prof. Giovani Trentini, e realizaram diversas atividades de interação com os alunos. Foi também apresentada a primeira pesquisa organizada em conjunto pelos estudantes de Trento, Rio dos Cedros e Ascurra, tratando sobre a imigração.

Em 2008, novamente em uma visita de Dom Roberto e Alessandro ao Brasil, foi lançada a proposta de se efetivar uma pesquisa sobre as tradições alimentares decorrentes da imigração. Novamente os dirigentes da Escola Prof. Giovani Trentini prontamente abraçarão a idéia.


Nesse ano de 2009 a experiência se repete novamente, e mais uma vez se mostra vitoriosa. Novamente um grupo de estudantes trentinos chegou a Rio dos Cedros para a realização de atividade de intercâmbio com a Escola Prof. Giovani Trentini. A diretora da Escola, Nilda Moser, e demais envolvidos trabalharam incessantemente para montar a programação com os alunos e receber os alunos visitantes.

A chegada ocorreu na quarta feira a tarde dia 28 de outubro, na prefeitura municipal, onde o prefeito em exercício Nelson Bagatolli recepcionou os visitantes. Em seguida todos se dirigiram a sede do Circolo Trentino onde eram aguardados pelos membros do Circolo inclusive com foguetes e musicas especialmente ensaiadas pelo Grupo Colibri. Depois de algumas palavras afetuosas de ambos os lados foi servido um lanche e os estudantes trentinos foram encaminhados para as casas das famílias que os acolherão em sua estada em Rio dos Cedros.

No decorrer dos dias seguintes foram realizadas diversas atividades preparadas pelos coordenadores da Escola Prof. Giovani Trentini, visando a integração dos estudantes trentinos com os riocedrenses. Foram momentos muito agradáveis e também de muitas emoções, pois diversos alunos de Rio dos Cedros puderam reencontrar amigos que já conheciam do outro intercambio realizado, e puderam matar a saudades, depois de tanto tempo se correspondendo apenas por email.

No sábado de manhã, dia 31 de outubro, no pavilhão da Escola de Educação Básica prof. Giovani Trentini, foi apresentado solenemente todo o projeto de intercambio desenvolvido pelos alunos. Foi exposta toda a pesquisa realizada pelos alunos de Rio dos Cedros e seus planos de realizarem uma viagem de intercambio para a Itália em 2010, e também o lançamento de um livro com todo o material histórico coletado. Em seguida os alunos trentinos apresentaram a sua pesquisa, que foi publicada em Trento, com toda a trajetória da imigração italiana e tradições alimentares trentinas, apresentando também um elenco das receitas e tradições alimentares de Rio dos Cedros, pesquisadas pelo coordenador do grupo Tosarami, Andrey Taffner.

Já no sábado a noite, logo após a missa na Igreja Matriz de Rio dos Cedros, os estudantes trentinos apresentaram sua peça de teatro para a comunidade, intitulada “Professore in Chirurgia”.

No domingo seguinte os estudantes foram recepcionados pelo Circolo Trentino na Chácara Jaime Figurski, onde ocorreu uma confraternização e almoço. Durante a tarde os estudantes foram levados para conhecer a região. O cronograma de atividades estava chegando ao fim. Na manha da segunda feira dia 02 de novembro todos se despediram, e os estudantes trentinos partiram para a cidade de Campo Erê, oeste de Santa Catarina, onde elas dão continuidade a um grande projeto de ação social nas áreas carentes, que já vem sendo realizado há 4 anos, também fruto de um contato em 2006 entre Dom Roberto e outro padre salesiano que realiza ações sociais em Campo Erê.

As experiências trazidas com a realização desse intercambio são muito enriquecedores e permitem aos alunos conhecerem-se mutuamente: os que vivem na Provincia de Trento, e os que são descendentes dos que de la emigraram no longínquo 1875. São atividades como essas que ressaltam a forte ligação de Rio dos Cedros com Trento, vinculo esse que nunca se perdeu apesar do passar dos anos. E o intercambio continua: a próxima fase do projeto é organizar a viagem dos alunos de Rio dos Cedros para a região trentina, onde então poderão de forma simbólica, retornar a pátria de origem de sua família.

Andrey Taffner
Coordenador Gruppo Giovane Tosarami
Circolo Trentino di Rio dos Cedros


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca