27/04/2009 - Viagem de Integração Gruppo Giovani Trentini Brasiliani

 

 


No final de semana dias 25 e 26 de abril, os membros do Gruppo Giovani Trentini Brasiliani – Centro realizaram uma viagem para o oeste de Santa Catarina, rumo a Luzerna, com a intenção de fazer uma integração com o Grupo de jovens trentinos da cidade, e também para que o Gruppo pudesse conhecer a região, sua história e colonização. O jovem Andrey Taffner foi representando o Circolo di Rio dos Cedros.

A viagem começou na sexta feira, dia 24 de abril, com a saída do microônibus de Blumenau. O primeiro local visitado foi Treze Tílias, cidade vizinha de Luzerna. O Gruppo pode conhecer toda cidade que tem o jargão de “Tirol Brasileiro”, devida a sua colonização austríaca, e também devido a praticamente todas as construções na cidade obedecerem ao estilo alpino, a grande presença de grupos típicos tiroleses, e outras expressões culturais como gastronomia, danças, dialeto alemão, etc. Além de poder apreciar as belezas locais, a visita também teve um significado mais profundo, tendo em vista a longa ligação que existiu entre o Trentino e o Tirol Austríaco. A influencia tirolesa alemã é bastante forte da cultura trentina, e na cidade de Treze Tílias foi possível entrar com contato com toda essa diversidade, tendo em vista que a cidade foi fundada tanto por tiroleses do norte, quanto do sul, da Provincia di Bolzano, que hoje pertence a Itália.


Após passar o dia em Treze Tílias, o Gruppo seguiu para Luzerna, sendo que todos ficaram hospedados no Seminário São João Batista. No final da tarde começou a ser servido o café colonial típico italiano, que o Circolo Trentino di Luzerna preparou para o Gruppo Giovani e para a comunidade local. Ao fim da noite os membros do Gruppo Giovani ainda puderam sair para conhecer a vida noturna da região, acompanhados pelos jovens do Circolo di Luzerna.

No dia seguinte, domingo 25 de abril, foi realizada a reunião do Gruppo Giovani, onde diversos assuntos relativos ao encontro cultural trentino, a ser realizado esse ano, foram debatidos.

Ao término da mesma, o Gruppo se despediu da cidade e do Circolo, seguindo de volta para casa. O que ficou para todos foi uma excelente impressão do local visitado, da recepção e da viagem, que agradou a todos e serviu como atividade agregadora e motivacional. Ficam os agradecimentos do Gruppo ao Circolo Trentino di Luzerna, pela recepção, a coordenadora Simone Sehnem, que organizou a viagem e a todos os demais que deram sua parcela de contribuição para que tudo ocorresse bem.



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca