18/04/2018 - Renzo Grosselli realiza conferência em Rio dos Cedros



Link com o vídeo da conferência: https://goo.gl/rPxjHV

Livros de Renzo Grosselli disponíveis online: www.mondotrentino.net/multimedia/

A Província Autônoma de Trento (Itália), com a colaboração da Associazione Trentini nel Mondo e a Unione Famiglie Trentine all´Estero (entidades com sede em Trento – Itália), promoveu um ciclo de conferências com o escritor e sociólogo italiano dr. Renzo Maria Grosselli. Dentre as cidades contempladas com as conferências estava Rio dos Cedros.

Renzo Grosselli é natural de Trento, possui formação em sociologia e doutorado em história. Durante a década de 1980, passou longos períodos no Brasil em meio às comunidades de descendentes trentinos. Escreveu algumas das principais obras sobre a grande imigração trentina ocorrida no final do século XIX. Dentre os livros se destaca “Vincere o Morire”, no qual retratou toda a imigração trentina para Santa Catarina, e forneceu a lista completa dos imigrantes com respectiva localidade de origem (o que inclusive servia como documento para processo de cidadania italiana junto ao Consulado Italiano em Curitiba).

Renzo chegou a Rio dos Cedros no dia 17 de abril, acompanhado do sr. Alceu Lenzi, consultor da Província de Trento para o sul do Brasil. Por volta de 11h, foi recepcionado na sede do Circolo Trentino (“la baita”) pela família Taffner. Na ocasião, Renzo entrevistou o sr. Olivio Taffner e sua esposa Cecília, bem como Veneranda Moser (irmã de Cecília), com objetivo de coletar material para um próximo livro seu. Após as entrevistas, foi servido almoço típico italiano (com direito ao “tombo” da polenta, feita no “parol” no fogão a lenha). Participou também o prefeito de Rio dos Cedros, Marildo Felippi e Jaime Visentainer.

Durante a tarde, Renzo visitou a prefeitura de Rio dos Cedros, onde foi recebido também pela diretora de cultura e turismo da cidade e presidente do Circolo Trentino, Doralice Panini, que esteve à frente de toda a organização da conferência.

Para às 20h estava agendada a conferência do sociólogo. O local escolhido, anfiteatro da Escola prof. Giovani Trentini, estava completamente lotado, com mais de 350 pessoas. Visitantes de diversas cidades e de outros Círculos Trentinos compareceram (Timbó, Blumenau, Rodeio, Rio do Oeste, Gaspar, Laurentino, Presidente Getúlio, Taió, Florianópolis, Luzerna, Curitiba). Os hinos do Brasil e do Trentino foram executados pelo grupo “Le Ragazze”, de Rio dos Cedros.

Após a realização do protocolo, com breves intervenções de Andrey Taffner e do prefeito Marildo Felippi, Renzo iniciou sua conferência, trazendo informações e dados importantes para que os presentes pudessem se aprofundar em questões como cultura e identidade trentina, a situação calamitosa que resultou na imigração, consequências da crise no seio das famílias, os primeiros anos na nova pátria. O evento foi bastante emocionante para todos. Renzo foi homenageado com uma placa, entregue pela Prefeitura e pelo Circolo Trentino. Ao final, para abrilhantar ainda mais a ocasião, o Gruppo Folk Trentino de Rodeio apresentou duas danças tradicionais trentinas.

A realização da conferência foi uma grande oportunidade para Rio dos Cedros. Afinal, trata-se de cidade fundada por imigrantes trentinos, e Renzo Grosselli é, sem sombra de dúvidas, a maior autoridade em estudos sobre a imigração trentina. O grande público presente confirmou o quanto o trabalho de Renzo é apreciado e reconhecido.



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca