25/09/2016 - 26ª Festa Trentina repete sucesso de público e reúne 30.000 pessoas

 

Ano após ano, a Festa Trentina de Rio dos Cedros segue se consolidando como um dos eventos culturais mais importantes do Estado de Santa Catarina, e uma das mais relevantes manifestações da cultura trentina no Brasil.

A 26ª Festa Trentina de Rio dos Cedros contou com uma extensa programação nesse ano de 2016. O tema não poderia ser outro: “La festa della famiglia” – “A festa da família”. Com todas as consequências da modernidade, pareceu bastante pertinente que a Festa de Rio dos Cedros resgatasse um dos alicerces que construíram a cidade: a união familiar.

Para esse ano foi preparada uma novidade bastante especial: o lançamento da Festa Trentina foi realizado no dia 27 de agosto (uma semana antes da abertura oficial) com show nacional de Marcos e Belutti. O show lotou o pavilhão de eventos da Festa.

No dia 6 de setembro, foi oficialmente lançada a Festa Trentina. Em seus pronunciamentos, tanto a presidente do Circolo Trentino, Doralice Panini, quanto o prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, ressaltaram a importância do evento, bem como do slogan do ano “A festa da família”. A abertura contou ainda com o tradicional Grupo Colibri, com coro infantil e com apresentação da Academia Vid´Ativa.



Desde a noite da abertura, até o encerramento, foi disponibilizada ampla programação cultural para os visitantes, bem como bailes e grupos típicos da região. Na praça de alimentação, foi dado grande destaque à culinária da cidade, com pratos típicos italianos e o “piatto nostrano”, além de outros brasileiros, como o churrasco. Também durante todos os dias foi realizada a “Feira da Indústria e Comércio”.

No dia 8 de setembro, durante a programação da Festa, outro importante evento ocorreu. Foi realizada a posse oficial da diretoria da União Brasileira de Escritores, seccional de Santa Catarina. À frente da organização estava Fábio Ramos, escritor e poeta. Dentre os vários acadêmicos empossados, dois eram riocedrenses: Andrey José Taffner Fraga (advogado e vice-presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros) e Antônio Albércio Steilein (professor). O evento enalteceu a fama de “Fonte Cultural do Vale”, que Rio dos Cedros orgulhosamente ostenta há décadas, por conta do grande número de professores, escritores e intelectuais de toda lavra que nasceram na cidade e hoje se destacam em todo o Brasil.


No domingo, dia 11 de setembro, foi realizado o também tradicional desfile alegórico com o tema “La Festa della Famiglia”, com presença de vários grupos, que ressaltaram a cultura dos fundadores da cidade.

Após extensos dias de programação, no mesmo domingo, foi realizado o show pirotécnico de encerramento.

Por mais um ano, a Festa Trentina cumpriu a função para a qual foi criada em 1989: manter viva e difundir a cultura dos fundadores da cidade.

 



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca