05/02/2013 - Comitiva de Cavedine - Trento visita Rio dos Cedros

Por Andrey José Taffner Fraga


No final de semana dos dias 2 e 3 de fevereiro de 2013, Rio dos Cedros recebeu uma importante comitiva oriunda de Cavedine, cidade da Província de Trento – Itália. Dentre eles estavam o prefeito de Cavedine, Sr. Renzo Travaglia e sua esposa Bruna, o pároco de Cavedine Don Luigi Benedetti, bem como Silvia Lever e Renata Signoretti.

A vinda dessa comitiva para o Brasil foi projetada e organizada por Giuliano Berti, de Nereu Ramos – Jaraguá do Sul, que também é Coordenador dos Círculos Trentinos do Norte de Santa Catarina e Paraná.

Em Rio dos Cedros a visita contou com amplo apoio do pároco Pe. Roberto Carlos Cattoni, cuja família é originária de Cavedine. A comitiva chegou à cidade na tarde do sábado dia 2 de fevereiro e aproveitou para conhecer as vias de colonização trentina da cidade, alguns monumentos, bem como para ter o primeiro contato com a população riocedrense.

No sábado a noite a comitiva participou da missa, a qual foi celebrada pelo pároco de Cavedine, Don Luigi Benedetti em conjunto com o Pe. Roberto Cattoni, sendo toda a celebração realizada em língua italiana. Integraram a equipe de liturgia jovens membros do Gruppo Giovane Tosarami. Os cantos ficaram por conta do Gruppo Folkloristico Compagni Trentini. Ao final, o prefeito de Cavedine, bem como o prefeito de Rio dos Cedros, Sr. Fernando Tomaselli, discursaram, ressaltando a importância da experiência dessa visita, bem como do vínculo cultural que une as duas cidades.


Após a missa, a comitiva, bem como a comunidade de Rio dos Cedros, foi recepcionada na sede do Circolo Trentino, onde foi servido jantar e realizadas diversas homenagens, com troca de material alusivo as cidades de Rio dos Cedros e Cavedine. Toda a organização do jantar foi realizada por membros do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, e contou com a presença de autoridades municipais.

No dia seguinte, após conhecer a vizinha cidade de Rodeio, a comitiva continuou seu trajeto por Rio dos Cedros, conhecendo outras famílias e descendentes de imigrantes de Cavedine. Ao final do dia, participaram da missa realizada na comunidade da Glória, em Rio dos Cedros. Essa comunidade foi fundada por imigrantes vindos, em sua grande maioria, de Cavedine, e por conta disso, a padroeira da comunidade é a Nossa Senhora da Glória (em italiano, Madonna Assunta), a qual também é a padroeira de Cavedine.

Essa missa também foi celebrada pelo Pe. Luigi Benedetti, de Cavedine, juntamente com o Pe. Roberto Carlos Cattoni, sendo também cantada pelo Compagni Trentini. A liturgia, dessa vez, ficou por conta dos próprios visitantes italianos. Ao final da missa alguns riocedrenses homenagearam a comitiva, com canto e poesia.


Após a missa a comitiva de despediu de Rio dos Cedros e seguiu seu trajeto, o qual incluía outras comunidades de descendentes de imigrantes trentinos em Santa Catarina.

Cavedine é uma cidade trentina da qual vieram muitos imigrantes para Rio dos Cedros, a exemplo das famílias Cattoni, Bagatolli, Bortolotti, Berlanda, Berti, Bridarolli, Brighenti, dentre outras. A comunidade da Glória (Busa), em Rio dos Cedros, foi praticamente toda fundada por imigrantes de Cavedine e, como dito acima, tais imigrantes procuraram reproduzir na nova terra o estilo de vida que tinham na Europa, dedicando, inclusive, a capela local para a santa padroeira de Cavedine.

Por conta disso tudo é que esse tipo de intercâmbio é de fundamental importância para a manutenção do vínculo entre Rio dos Cedros e a Província de Trento, reforçando a preservação da milenar cultura trentina, implantada também no solo riocedrense.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca