20/10/2008 - Intercâmbio Cultural com Treze Tílias

Circolo Trentino representa Rio dos Cedros na Festa Tirolesa na cidade de Treze Tílias – O Tirol Brasileiro!
O mês de outubro é recheado de festas típicas em Santa Catarina, e uma delas relembra a cultura tirolesa, é a Tirolerfest, que ocorre em Treze Tílias, cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, fundada por imigrantes austríacos em 1933.

Treze Tílias é famosa em todo o país por manter viva sua cultura, através das casas típicas em estilo tirolês (todas as casas em perímetro urbano devem ser construídas dessa forma), por seus grupos folclóricos de danças e cantos e por sua população majoritariamente descendente direta de austríacos (uma das únicas colônias austríacas existentes no Brasil).

A ligação entre Treze Tílias e Rio dos Cedros é maior do que se pode imaginar. Rio dos Cedros, no longínquo 1875 também foi fundada por imigrantes tiroleses, todos eles vindos da Província de Trento que era ligada à antiga região do Tirol do Sul (Südtirol) que pertencia ao então Império Austro-Húngaro. Somente com o fim da primeira guerra mundial é que a Província de Trento deixou de pertencer ao Estado do Tirol e passou a pertencer a Itália (1919). Portanto, o povo que colonizou essa cidade era tirolês por origem, e portava em seus passaportes a naturalidade Austríaca. Atualmente o termo Tirol do Sul (Südtirol) refere-se apenas a Província de Bolzano, de população alemã e que também passou a integrar a Itália com o fim da Primeira Guerra.

A cultura tirolesa encontra-se difundida no território Trentino até os dias de hoje. Os trentinos eram conhecido dentro do Tirol como “welschtiroler” que se refere a origem gaulesa dos trentinos, que terminaram por falar uma língua latina (o italiano), ao invés do alemão (predominante em todo o  Tirol).

A ligação entre as cidades foi representada no desfile alegórico da Tirolerfest (Festa Tirolesa) onde Andrey Taffner portou o brasão do Circolo Trentino di Rio dos Cedros. Diversos contatos foram estabelecidos na cidade, aumentando o intercambio entre as duas cidades, o que pode ser bastante proveitoso para ambos os lados, sempre tendo em mente preservas as autenticas raízes de nossos antepassados.

Comumente as pessoas confundem a cultura tirolesa como algo particular de um país, no caso a Áustria, mas é preciso lembrar que essa cultura não é privilégio de nenhuma nação, mas sim é algo que une toda uma região no centro europeu, que se estende desde o norte da Itália até o sul da Alemanha. Nossos antepassados vieram desse território e trouxeram para o solo brasileiro os costumes desse povo, costumes esses que montemos vivos com muito orgulho até os dias de hoje.

Andrey Taffner
Coordenador do Gruppo Giovane Tosarami
Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Gruppo Giovani Trentini Brasiliani


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca