Complexo Villa Nostra

Inaugurada em 14 de novembro de 2008, localiza-se na entrada da cidade, exibindo três casas típicas em estilo arquitetônico diferenciado, resgatando parte importante da história riocedrense. Entre as casas da Villa está localizada também a Sede do Circolo Trentino.

Sede do Circolo Trentino – La Baita

Construção baseada nos antigos ranchos de madeira, muito comuns na cidade chamados de baita. Esse nome veio da região trentina, lá as baitas ficavam em montanhas e eram utilizadas para armazenar utensílios dos camponeses, ou para depositar temporariamente as colheitas. Atualmente na Província de Trento, as baitas são utilizadas como pontos turísticos, servindo de abrigos nas montanhas para os visitantes.
 

Nas colônias trentinas os ranchos – baita, eram lugares destinados ao armazenamento de diversos utensílios e produtos do campo. A atual sede do Circolo Trentino seguiu esse modelo existente na cidade, utilizando inclusive madeira e desenho arquitetônico de uma baita existente na cidade há mais de 100 anos. Foi construída também uma cozinha, exatamente nos moldes das tradicionais, com armários, fogão a lenha, etc. No interior da baita também existem diversos móveis de época como armário de pratos, porta-chapéus e sombrinhas, quadros antigos entre outros utensílios. Na parte da frente, um jardim florido e uma miniatura de um moinho d´água, muito comum nas antigas colônias.
A Sede do Circolo foi inaugurada em 2005, sendo que foi reformada e ampliada em 2008 para abrigar também o escritório do Circolo Trentino e seu acervo de livros. Atualmente é parte da Villa Nostra.

Vale lembrar também que a baita do Circolo Trentino está a disposição da comunidade para realização de eventos e confraternizações. Por um pequeno preço é possível realizar seu evento em local privilegiado, com amplo estacionamento, cozinha totalmente equipada, banheiros e acomodação para aproximadamente 100 pessoas.

Casa de Tijolos a Vista

Construção baseada em uma antiga casa existente há mais de 80 anos na comunidade de Caravaggio pertencente a família Mengarda. A casa representa o estilo clássico com arcos na varanda, janelas e portas de madeira. Nos tempos antigos era considerada casa de luxo por ser de alvenaria e não de madeira.

Atualmente abriga a CDL de Rio dos Cedros e também a central de Informações Turísticas.




Casa de Alvenaria e Madeira

Última casa da Villa Nostra, segue outro modelo de casa existente nas colônias, misturando madeira e alvenaria, formando um estilo bastante singular. Geralmente a parte da frente da casa era feita de madeira, abrigando a sala e os quartos. A parte da trás era de alvenaria onde ficava a cozinha e outros compartimentos da casa.

Atualmente abriga o Clube de Mães de Rio dos Cedros.


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca