Escritores Riocedrenses

Rio dos Cedros sempre foi conhecida como “Fonte Cultural do Vale”, devido a grande quantidade de professores, escritores, dentre outros doutores do conhecimento oriundos da cidade. Relacionamos abaixo escritores riocedrenses que registraram a história e cultura da cidade, ou que pesquisaram história e genealogia de famílias de Rio dos Cedros.

Observação: Além dos escritores relacionados, existem diversos outros que são naturais de Rio dos Cedros. Todavia, conforme exposto, será destacada a biografia daqueles que escreveram sobre a história/cultura da cidade.


José Curi

Nasceu em Rio dos Cedros aos 15 de agosto de 1931. Estudou com os Salesianos de Ascurra (SC), Lavrinhas, Pindamonhangaba, Lorena (SP). É formado em Letras Neolatinas (bacharel e licenciado) e em Filosofia (bacharel). Tem curso de pós-graduação em Lingüística. É doutor em Letras e Livre Docente em Lingüística. Professor da UFSC (Filologia Românica), aposentado. Além de pertencer a Academia Catarinense de Letras, pertence a Academia Catarinense de Filosofia, ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É académicien correspondant da Academia Belles-Lettres, Sciences et Arts de La Rochelle, França. Poliglota fala e escreve em várias línguas.


Clique aqui e faça o download de um texto em dialeto escrito pelo Prof. José Curi, o qual retrata um acontecimento verídico ocorrido em Rio dos Cedros em tempos mais antigos: El Robo Dele Angurie!

Livros:
Raconti de Rio Cedro (1984)
Resta Quà Con Noaltri (1987)
Da Terra da Cucanha (2007)
El Talian - A Língua dos Imigrantes Italianos de Santa Catarina (2009)
Curso de Italiano para Brasileiros (didático – 4 Edição – 2001)

Artigos:
A Influência do Talian na Fala Catarinense (1 e 2 partes publicadas na revista Blumenau em Cadernos, Tomo XLVI, mai/jun de 2005 e jul/ago de 2005)
Brabeza dos Primeiros Imigrantes de Rio dos Cedros (publicado na revista Blumenau em Cadernos, Tomo XLVI, jan/fev de 2005)

Observação: José Curi possui outros artigos e livros publicados. Foram relacionados aqui apenas os que tratam da história/cultura de Rio dos Cedros.


Pe. Victor Vicenzi

Nasceu em Pomeranos, Caravaggio, Rio dos Cedros. Fez os estudos secundários em São Paulo, onde se licenciou em Filosofia. Fez os estudos teológicos no Instituto Pio XI em São Paulo. Ordenou-se sacerdote Salesiano em 1937. Em Campinas, SP, foi orientador espiritual do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora. Ex Diretor do Colégio Dom Bosco em Rio do Sul/SC. Fundador dos Cursos, Científico e Industrial no mesmo colégio. Diretor da Casa do Pequeno Operário em Porto Alegre e fundador da Paróquia Dom Bosco anexa ao Colégio. Foi Diretor e Vigário em Massaranduba. Foi vigário durante muitos anos em sua terra natal, Rio dos Cedros. Exerceu o magistério por mais de 35 anos.

Livros:
História de Rio dos Cedros (1975)
História e Imigração Italiana de Rio dos Cedros (1985 e 2000)
Canti Dei Nossi Nonni (coletânea de canções populares trentinas de Rio dos Cedros)

Artigos:
Diversos artigos relacionados a história riocedrense publicados na revista Blumenau em Cadernos.

 

Pe. Mário Bonatti


É natural da localidade entre Rio dos Cedros e Pomerode. É Padre Salesiano de Dom Bosco, ordenado sacerdote em Turin, Itália, onde cursou Teologia e Filosofia na Pontifícia Universidade Salesiana. Voltando ao Brasil, realizou pesquisa para tese de doutorado comparando o dialeto trentino de Rio dos Cedros com o que é falado em Trento (Mattarello). Foi professor universitário de línguas, Antropologia Cultural e Filosofia em Lorena; Lingüística Antropológica no programa de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis e Lingüística Geral na Universidade de Coimbra, em Portugal. Sempre manteve o interesse pelos estudos históricos. Uma experiência multicultural convivendo, desde a infância, com italianos católicos e alemães luteranos, somada à possibilidade de contatos culturais em países da Europa, o estudo de muitas línguas, o interesse pela cultura de outros povos, o estudo dos descendentes africanos no Brasil, aliado aos estudos teóricos, criou, no co-autor desse livro, especiais condições de compreensão da unidade e variedade entre os grupos humanos nas suas múltiplas formas de viver. Esta mentalidade esta presente em suas atividades universitárias e sacerdotais, bem como nos diversos livros que escreveu. Reside em Lorena-SP, mas mantém envolvimento continuo com os grupos familiares e culturais em seu Estado de origem, sobretudo no Vale do Itajaí.


Livros:
Aculturação Lingüística (dialeto trentino em Rio dos Cedros – 1974)
De Volta às Raízes (sobre a família Bonatti)
As Primeiras Famílias Trentinas de Rio dos Cedros (2007 e 2012)
O Dialeto Trentino no Brasil (organizador, juntamente com Everton Altmayer - 2016)

Observação: Pe. Mário Bonatti possui outros artigos e livros publicados. Foram relacionados aqui apenas os que tratam da história/cultura de Rio dos Cedros.

 

Elisário Cattoni

Natural de Rio dos Cedros, nasceu em 27/09/1924 na comunidade da Glória (Alto Pomeranos – Busa). Nesta mesma localidade iniciou seus estudos primários. Na sequência se mudou para o Estado do Paraná, onde cursou o ginásio e clássico no Seminário Franciscano de Rio Negro (posteriormente teve que refazer esses estudos em Curitiba, pelo fato de seu curso anterior não ter sido reconhecido pelo MEC). Obteve título de bacharel e licenciatura em História e Geografia na Faculdade Católica de Curitiba (atual Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR). Partiu para o norte do Paraná (para a denominada, pelos italianos, terra rossa), para Araruva, e por fim, para Apucarana. Atuou em 6 das 7 escolas existentes em Apucarana, além de ter lecionado na Faculdade de Filosofia de Jandaia do Sul. Foi aprovado em concurso estadual no Paraná e atuou por toda sua vida como professor. Foi fundador e presidente por quatro biênios da Associação dos Professores loco-regional. Fundou e presidiu a construção do Clube de Campo dos professores. Depois de aposentado, fundou o Núcleo dos Eméritos. Sempre foi atuante e combativo nas lutas pelos direitos de professores e alunos na cidade que escolheu para viver, Apucarana/PR. Chefiou greves, foi indiciado (com outros colegas) na Polícia Federal de Londrina. Sua absolvição, por tal indiciamento, teve votação unânime no antigo Tribunal de Alçada de Curitiba. Durante sua vida, recebeu diversas honrarias e condecorações por seus serviços, com destaque para o Diploma da Câmara Municipal em Tarefas Comunitárias. Sendo descendente de imigrantes trentinos, dedicou muito de seus anos às pesquisas genealógicas e históricas, sendo autor de vários livros.

Livros:
I Cattoni – da Cavedine al Cedro (1989)
Clã Taretto “de Antônio Lenzi” (1991)
Nono Francescoto Formigari – escrito em conjunto com Leonilda Formigari (1995/1996)
Árbolo Cattoni – Árvore Genealógica da Família de Giovanni Pietro Cattoni (2007)
Religiosos e Religiosas de Rio dos Cedros (2011)


Mauro Lenzi



Nasceu em Rio dos Cedros. Fez a Escola Primária em Pomeranos Santo Antônio. Estudou no Ginásio São Luís em Jaraguá do Sul. Fez o curso de Técnico em Contabilidade em Timbó, concluindo-o em Joinville. Em 1970 iniciou o Curso de Economia em Joinville. Em 1967 foi trabalhar no Bank of London & South América. Em 1973 foi transferido para Manaus assumindo sua primeira função executiva no Lloyds Bank Plc e, em 1975, passou a trabalhar em Recife. Em 1978 foi transferido para Porto Alegre como gerente regional com jurisdição sobre o Estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Em 1983 foi transferido para São Paulo na função de gerente principal adjunto da principal unidade de negócios da Lloyds no Brasil. Durante a carreira atendeu a cursos de estágios em Londres e Lisboa. Deixou o Lloyds em 1992 passando a atuar como empresário do setor de factoring até 2004, quando se aposentou. A partir de então dedica-se a ler e escrever.


Livros:
Os Lenzi de Samone (2005)
As Primeiras Famílias Trentinas de Rio dos Cedros (2007 e 2012)
Genealogia da família Mattedi (2012)


Hilário Gretter

O professor Hilário Gretter nasceu em Dona Clara, atual município de Timbó/SC em 1927, tendo-se mudado para Rio Rosina em 1930. Formado em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais (História e Geografia), Psicologia e pós graduado em Pedagogia, foi lente de Filosofia na Faculdade de São Luis em São Paulo, professor de história e geografia em diversos colégios da capital bandeirante e diretor dos cursos do SENAI. Atualmente, aposentado, dedica-se a pesquisa histórica e a informações genealógicas.

Livros:
Os Gretter (1996)
Ângelo Depiné, O Pai (2000)
Rio Rosina – Subsídios para sua história (2005)

 

 

Altino José Mengarda

Neto do imigrado Luigi Mengarda e ultimo dos treze filhos de Germano Mengarda e Hermínia Valandro, nasceu em Rio dos Cedros, aos 11 de julho de 1940, exatos sessenta e cinco anos após a chegada de seu avó (Luigi) para o Brasil. Estudo o primário com as irmãs catequistas indo depois para o colégio salesiano, onde se formou e passou a atuar como professor de história, matemática e filosofia. Em 1969 foi admitido no SESC, onde passou a atuar em projetos culturais e de ação comunitária, obtendo também o registro de sociólogo, aposentando-se em 1997. Sua experiência como professor de história, e a aposentadoria, lhe trouxeram a oportunidade de se dedicar a pesquisas, o que resultou na história dos nove membros da família Mengarda, vindos de Samone (TN) para o Brasil.

Livro:
Eles Não Serão Esquecidos (2009).


Lino Vicenzi


Lino é natural de Rio dos Cedros, da comunidade de Caravaggio. Neto de imigrantes trentinos, trabalhou grande parte da vida na lavoura. Já na idade adulta, foi para o exército, sendo que foi escalado para compor as forças da FEB na II Guerra Mundial. Esteve em solo italiano, de onde acompanhou de perto os horrores de uma guerra. Sobreviveu e retornou para Rio dos Cedros como herói. Trabalhou arduamente no campo e, posteriormente, na prestação de serviços. Foi um dos membros mais ativos de sua comunidade, seja na Igreja, nas associações ou grupos culturais. Aposentou-se. Atualmente presta muitas palestras e relatos sobre sua atuação na guerra, bem como sobre a própria história de Rio dos Cedros, da qual é uma das principais testemunhas. Através de suas atividades em corais e grupos, ajudou a manter viva a mais antiga e autêntica cultura trentina da cidade.

Livros:
Nosso pai é um herói (2010)
A vida de Lino Vicenzi (2013)


Nestor Agostini

 

Nasceu em Rio dos Cedros, em 01/03/1957. Cursou o ensino fundamental e médio no Instituto Padre Pastorino, em Rio dos Cedros. Em 1974 mudou-se para Florianópolis, onde fez o curso de Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Posteriormente ingressou no curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Santa Catarina, graduando-se e posteriormente obtendo o título de Mestrado. Inicialmente trabalhou em uma empresa privada em Rio do Sul, e em seguida iniciou o empreendimento que deu origem à Companhia Comercial Agostini e Loja Sol Nascente, em Rio do Sul. Atualmente, além de presidir as companhias, também leciona na UNIDAVI.


Livro: Agostini de Fornace - A história da Imigração de 1875 da Família de Giovanni e Mariana e seus filhos Antônio, Emanuel, Rosa e Paolo (2010)


Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca