03/06/2019 - Andrey José Taffner Fraga no Congresso Mundial dos Jovens Italianos (Palermo 2019)

Andrey José Taffner Fraga no Palazzo Chiaramonte Steri (Palermo - Itália)


De 16 a 19 de abril deste ano, na cidade de Palermo (Sicília – Itália), foi realizado o Convegno Giovani Italiani nel Mondo (Seminario di Palermo). O evento foi promovido pelo “Consiglio Generale degli Italiani all’Estero” (CGIE), órgão consultivo do Governo e do Parlamento italianos, vinculado ao “Ministero degli Affari Esteri” (Ministério das Relações Exteriores da Itália).

Trata-se da segunda edição do evento, que foi realizado pela primeira vez no ano de 2008, em Roma. O objetivo é debater propostas e elaborar projetos para criação uma grande rede com os jovens italianos residentes do exterior, para mutua cooperação nos mais variados campos.  A programação do evento contemplou dois dias de debates em torno de técnicas participativas, um dia de formação e um dia para encontros institucionais e com autoridades italianas.

Aproximadamente 115 jovens italianos de diversos países do mundo participaram do evento em Palermo. A seleção desses jovens se deu por dois meios: alguns foram selecionados pelos "Comitati degli Italiani all’Estero - COMITES" (que são órgãos de representação dos italianos no exterior, existentes em todas as circunscrições que possuem um consulado italiano ou embaixada), e outros foram indicados pelas regiões italianas que aderiram à iniciativa e que fazem parte dos conselhos regionais para a emigração.

Andrey José Taffner Fraga, vice presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros e fundados do Gruppo Giovane Tosarami, foi indicado pela Província de Trento para participar deste Congresso, na condição de "delegado da província autônoma de Trento".


Entrevista concedida por Andrey José Taffner Fraga ao programa
"Cronache Siciliane", do canal TGS - Giornale di Sicilia (Itália).

Andrey José Taffner Fraga é advogado, pesquisador e mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; publicou artigos no Brasil e no exterior, e é um dos co-autores do livro da Família Tafner; em 2017, produziu o documentário "El parlar dela zent del Cedro", que tratou do dialeto trentino falado em Rio dos Cedros (esse documentário foi premiado na Itália e teve pequenos trechos exibidos no canal italiano RAI); Andrey foi selecionado para participar deste congresso por seu longo histórico de envolvimento com as atividades relacionadas aos jovens trentinos no Brasil: foi fundador do grupo de jovens trentinos de Rio dos Cedros (em 2007), participou da organização dos jogos trentinos realizados na cidade, em 2008, que contou com a participação de mais de 300 pessoas de todo o Brasil; é membro do Gruppo Giovani Trentini Brasiliani desde 2007, e também participa das atividades do Circolo Trentino (atualmente, é vice-presidente); organizou atividades de cunho cultural na cidade; participou de diversas iniciativas no Brasil e na Itália, representou Rio dos Cedros na "Assemblea Paese", realizada na Embaixada da Itália em Brasília; proferiu palestra sobre o tema da cidadania italiana aos trentinos, em congresso realizado no Palácio do Itamaraty (também em Brasília); dentre várias outras atividades.

Confira, na sequência, depoimento/relatório elaborado por Andrey José Taffner Fraga, referente à sua participação do referido evento.

Participação no “Seminario di Palermo” – 16-19 de abril de 2019

Por Andrey José Taffner Fraga


No início deste ano, tive a honra de ser convidado a integrar a Delegação Trentina durante a realização do Seminário de Palermo 2019.

O referido seminário, conforme fomos percebendo com o desenrolar do evento, se revelou uma gigantesca oportunidade para criação de uma rede internacional em benefício dos italianos residentes fora da Itália.

Para compor a delegação trentina, foram escolhidos jovens representantes da “imigração histórica” (descendentes, como eu, de imigrantes trentinos), e representantes da imigração recente (nascidos no Trentino que emigraram para outros países). Nossa delegação teve duas reuniões prévias e preparatórias para a seminário. A primeira foi realizada no dia 15 de abril, com a participação da Antonella Giordani e da Lorenza Fracalossi, do Ufficio Emigrazione, da Ilaria Turco, da associação Trentini nel Mondo, e do Flavio Antolini, que seria o condutor da preparação/formação. A segunda foi realizada na manhã do dia 16 de abril, pouco antes do início dos trabalhos no seminário. Essas reuniões preparatórias se revelaram de suma importância, tanto para que a delegação pudesse se conhecer, quanto para que pudéssemos refletir sobre a criação da rede e sua importância para nossas comunidades.

Andrey José Taffner Fraga com Ricardo Merlo - eleito para o Senado italiano e, atualmente, subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália - 16/04/2019, na abertura do Seminario di Palermo, na Sala ONU do Teatro Massimo (Palermo - Itália).


Na tarde do dia 16 de abril, na sala ONU do Teatro Massimo, teve início o seminário, com o pronunciamento de diversas autoridades. Foi bastante emocionante poder fazer parte de tal momento histórico para a comunidade de italianos residentes no exterior!

Após os pronunciamentos oficiais, teve início o nosso trabalho. Foram realizadas algumas dinâmicas que buscavam “mapear” os participantes, conhecer as suas origens. Na sequência, esses participantes foram divididos de acordo com os seus países de origem, para então responder algumas questões: como identificar um italiano em seu país, como nós poderíamos contribuir para a construção de uma grande rede, e o que esperar dela. A dinâmica se revelou também uma oportunidade para se debater as diferenças entre a nova e a antiga imigração (hoje representada pelos descendentes), e as necessidades que cada uma delas possui.

O nosso grupo brasileiro respondeu as questões da seguinte forma: a identificação de um italiano em nosso país depende muito de qual geração de imigrante ele representa – os italianos de primeira geração podem ser identificados pelo estilo de se vestir e de falar, no geral, muito diferentes dos demais brasileiros; os italianos de segunda geração, ou tem uma ligação ainda muito forte com a Itália, ou já a abandonaram por completo, para se misturar no novo ambiente; e os italianos de terceira geração em diante são reconhecíveis pelo sobrenome, pela manutenção de alguns hábitos familiares, pelo sotaque (aqueles que são do interior), etc.

Também se apontaram algumas formas de como colaborar com a criação de uma grande rede, bem como de forma como essa rede poderia ajudar nos respectivos países.

Encerrada essa parte, e após um café de confraternização na cafeteria do Teatro Massimo, tivemos a oportunidade de assistir ao ensaio geral da ópera “Idomeneo, re di Creta”, sempre no Teatro Massimo.

O dia seguinte, 17 de abril, foi um dos dias principais do seminário, pois foi a ocasião na qual os jovens se reuniram para desenvolver projetos e pensar maneiras de aplicá-los.

O local do encontro, desta vez, foi o Real Teatro Santa Cecília. Após algumas palavras introdutórias, nos foi apresentado o sistema de trabalho “Open Space”, que se mostrou bastante útil para o desenvolvimento de projetos a partir dos próprios participantes.


"Delegação Trentina" para o Seminario di Palermo - capa da revista
da associação Trentini nel Mondo - Trento/Itália (3/2019).

A abertura foi ocasião para que as pessoas que assim o desejassem, individualmente, apresentassem ideias de projetos. Propus o desenvolvimento de um projeto para que as associações italianas já existentes no mundo fossem envolvidas na criação desta grande rede que se pretendia com o seminário. Fernando Collizzolli, argentino integrante da Delegação Trentina, apresentou uma ideia semelhante, de modo que os reunimos os projetos em um só.

Encerradas as apresentações de ideias, todos os participantes tiveram um tempo para escolher em qual projeto gostariam de trabalhar.

Após uma fase inicial com a exposição de muitas ideias para desenvolvimento de projetos, foram divididos os grupos, e tiveram início os trabalhos. O nosso projeto envolveu aproximadamente 13 pessoas, e ele recebeu o seguinte título: “Le istituzioni per l´italiano all´estero” (“As instituições para o italiano no exterior”). O objetivo desse projeto seria identificar os italianos que vivem no exterior, se de primeira geração, ou se descendente de imigrante italiano que obteve a cidadania. Feito isso, seria possível identificar as necessidades desse italiano, de que forma as associações poderiam auxiliá-lo, e como ele poderia se engajar com as associações. Especulou-se sobre o papel dos COMITES e das associações italianas em geral. Conclui-se que essas associações italianas costumam estar mais próximas da comunidade e, uma vez reforçando a importância e atuação dessas associações, seria possível construir uma rede forte, inclusive para auxilio dos italianos no exterior nos mais variados campos (educacional, sanitário, no campo do trabalho, etc). Ainda neste aspecto, debateu-se a importância de essas associações promoverem e difundirem informações úteis para os italianos no exterior, como questões do AIRE, de validação de diplomas, etc.

Ao longo do dia, muitos outros projetos foram debatidos, e tivemos oportunidade de participar de outros grupos. De todo modo, o projeto acima mencionado foi aquele com o qual mais me identifiquei, principalmente pelo meu histórico de envolvimento com as associações italianas.

Ao final dos trabalhos, os grupos entregaram cartazes com as ideias principais de cada um dos projetos, além dos nomes dos participantes. À noite, nos foi oferecido jantar pelo presidente da região siciliana.

O dia 18 de abril foi direcionado para atividades de formação. Haviam quatro atelieres temáticos disponíveis para os participantes. Optei por participar do atelier denominado “Ambasciatori del patrimonio italiano nel mondo”, justamente por ser aquele ligado à manutenção das raízes italianas, e voltado para a difusão da cultura italiana no mundo (uma realidade nas associações italianas). Foram proferidas palestras muito interessantes. Me chamou particularmente a atenção a palestra relacionado ao “turismo de retorno” - apoio às pessoas que desejam retornar aos locais de origem da família na Itália, e as ideias lançadas sobre a realização de festivais e de eventos específicos para divulgação da cultura italiana nos mais variados países.

Andrey José Taffner Fraga e Tairine Trainotti, em uma das entrevistas concedidas à Revista Insieme (Curitiba/BR), durante a realização do Seminario di Palermo.

Na parte da tarde, também foram realizadas palestras, desta vez na majestosa sala Piersanti Mattarella, no Palazzo dei Normanni (sede do parlamento siciliano). Todo o dia foi uma grande e proveitosa ocasião para escutar diversos experts nas mais variadas áreas. Na parte da noite, tivemos o privilégio de jantar no Palazzo Asmundo, e assistir um dos tradicionais teatros sicilianos de bonecos. Ainda na parte da noite, alguns participantes seguiram em uma caminhada noturna pela cidade, para visitar os Santos Sepulcros.

A sexta-feira dia 19 de abril foi dedicada ao encerramento do evento. O local escolhido foi a  “Sala dele Capriate” do Palazzo Chiaramonte Steri. Contamos com a presença de importante autoridades. Após alguns pronunciamentos, os jovens referentes dos diversos projetos desenvolvidos foram convidados a exporem as ideias trabalhadas. Ao final, foi possível compreender como se trabalharia, dali em diante, a criação da grande rede, com base nos projetos desenvolvidos, e utilizando-se principalmente dos contatos virtuais.

Ainda naquela manhã, foram lidas mensagens especiais (inclusive do presidente da Itália aos jovens do seminário), bem como a “Carta de Palermo” (que foi posteriormente traduzida e divulgada em vários idiomas). Também aproveitamos a ocasião para distribuir alguns folders do nosso grupo de jovens trentinos, com informações e contatos dos participantes, para auxiliar na integração da rede.

Com esse espírito e entusiasmo, foi encerrado o seminário. Ficou-se com a sensação de que há bastante entusiasmo e potencial por parte dos jovens envolvidos, e de que se criou uma oportunidade de ouro para o surgimento desta grande rede de italianos no mundo.

A partir de agora, cabe aos envolvidos darem sequências aos respectivos projetos, realizando reuniões e encontros (mesmo que virtuais) e levando adiante todas as propostas desenvolvidas.


Reunião online no Gruppo Giovani Trentini Brasiliani, em 05/05/2019, para tratar dos temas debatidos no Seminario di Palermo.


Reuniões com o Gruppo Giovani Trentini Brasiliani

Como é de conhecimento, na região de Santa Catarina e Paraná existe um grupo regional de jovens trentinos bastante ativo, o Gruppo Giovani Trentini Brasiliani. Andrey José Taffner Fraga participa ativamente deste grupo desde 2007, sendo inclusive membro da diretoria.

O Gruppo Giovani havia realizado uma reunião antes do Seminario di Palermo, na cidade de Balneário Camboriú, para debater ideias e projetos a serem apresentados no referido Congresso dos Jovens Italianos.

Agora, com o término do Seminário, o grupo voltou a realizar uma reunião, para que todos os pontos relevantes e projetos do Seminário fossem devidamente explicados e apresentados.

Participaram desta reunião os integrantes da diretoria do grupo, bem como Andrey José Taffner Fraga (que é também da diretoria) e Tairine Trainotti (que participou do Seminario).

Durante mais de duas horas, o grupo debateu os principais pontos do Seminário de Palermo, sempre buscando meios de colocar em prática e se integrar a grande rede de jovens que se busca criar.

Notícias e entrevistas relacionadas à participação no Seminario di Palermo:

Agenzia Giornalistica 9Colonne - Roma/Itália - https://www.9colonne.it/205872/rete-dei-giovani-italiani-nel-mondo-il-brasile-trentino-br-tra-tradizione-e-futuro#.XPVNDf5v-M8

Revista "Trentini nel Mondo" - Trento/Itália (03/2019) - https://issuu.com/rivista_trentininelmondo/docs/marzo_19

Revista Insieme - Curitiba/PR - 13/04/2019 - https://www.insieme.com.br/pb/palermo-jovens-do-mundo-inteiro-comecam-a-chegar-para-o-encontro-formar-rede-e-a-tarefa/

Revista Insieme - Curitiba/PR - 16/04/2019 - https://www.insieme.com.br/pb/21187-2/

Revista Insieme - Curitiba/PR - 17/04/2019 - https://www.insieme.com.br/pb/palermo-2o-dia-fazer-alguma-coisa-de-importante-para-os-jovens-italianos-no-mundo/

Revista Insieme - Curitiba/PR - 18/04/2019 - https://www.insieme.com.br/pb/expectativa-envolve-encerramento-do-encontro-mundial-de-jovens-hoje-em-palermo-rede-mundial-e-o-desafio/

TGS - Giornale di Sicilia: entrevista ao programa "Cronache Siciliane", de 13/04/2019 - https://tgs.gds.it/programmi/cronache-siciliane/2019/04/13/cronache-siciliane-del-13-aprile-2-595c0a37-17f4-4bf5-99cf-56908dc3a44b/

Revista "Valsugana News" - Trento/Itália (05/2019 - p. 32-33) - https://issuu.com/edizioniprinted/docs/valsmag2019

Cedro FM 98,3 - Rio dos Cedros/SC - http://www.cedrofm.com.br/riocedrense-participara-de-congresso-na-italia


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca