Família Bonatti
A raiz do termo Bonatti é “bonus” em latim, “bono” em italiano, “bom” em português. Bono como nome de pessoa era bastante difundido no Trentino, também durante a idade média.
A partir do ano 1000 é que o sobrenome Bono passou a ser adotado, pela necessidade de se distinguir as pessoas.
Com o tempo passou-se a utilizar o sufixo at, ou atti no plural: Bono, Bonat, Bonati, Bonatti.
O sobrenome Bonatti aparece com esta forma, isto é, na sua forma atual, fixa e constante, só no final do século passado. Nos antigos documentos o sobrenome junto com o nome aparece mais no singular, Bonat ou Bonato e raramente no plural, Bonatti ou Bonatis.
O lugar de origem da família Bonatti na Província de Trento é certamente Civezzano, sendo que depois passou por outros lugares como Villazzano, etc, até chegar em Matterello.
Foi de Mattarello, que por volta de 1875, Giovani Battista Bonatti resolveu emigrar para o Brasil, em busca de melhores oportunidades.
G Battista fez parte da primeira leva de imigrantes trentinos a chegar em Rio dos Cedros, colonizando a região de Pomeranos.
A partir daí que a família se espalhou, deixando diversos descendentes que atuam nos mais diversos ramos, nas mais diversas profissões e vocações, levando adiante o legado de trabalho e dedicação que os imigrantes trouxeram do Tirol.
Texto baseado no livro “De Volta as Raízes” de Mario e Flavio Bonatti (Editora Salesiana).