08/09/2009 - 20a Festa Trentina de Rio dos Cedros Confirma Sucesso


Nelle Tradizioni Ricordiamo I Nonni
– na tradição nos recordamos dos avós! Com esse sugestivo tema que a Festa Trentina foi apresentada ao publico desse ano. O Nonno e a Nonna são a representação do aconchego do lar das famílias trentinas-riocedrenses, e também a fonte de inspiração e manutenção de nossa cultura, pois temos sempre em mente a imagem da Nonna preparando uma bela polenta, enquanto o Nonno, perto do fogão a lenha conta histórias de antigamente, repassando para os filhos e netos o dialeto trentino, as tradições e os costumes que eles durante toda a vida cultivaram. A Festa Trentina desse ano homenageou todos os Nonnos e Nonnas da cidade, com a criação das caricaturas que aparecem nos cartazes da Festa, e também com a criação dos bonecos do Nonna e a Nonna que passearam pela Festa Trentina durante todos os cinco dias, cumprimentado os visitantes, batendo fotos e alegrando o evento!

Com grande clima de alegria que no dia 3 de setembro foi oficialmente aberta a Festa Trentina de Rio dos Cedros. O publico presente foi agraciado com musicas executadas pelo Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, e logo em seguida foi feita uma retrospectiva histórica de todas as edições da Festa Trentina com cartazes apresentados pelo Gruppo Giovane Tosarami.
Diversas autoridades presentes discursaram, comentando sobre o crescente sucesso da Festa. Doralice Panini, a presidente do Circolo Trentino também falou sobre a realização da Festa, agradecendo todos os colaboradores, e também cumprimentando os senhores Alessandro Ventimiglia (vindo de Fiera de Primiero – Província de Trento) e Antonio Russo (vindo de Belluno - Província de Veneto), que vieram da Itália especialmente para prestigiar a Festa Trentina.
A Academia Vid´Ativa de Rio dos Cedros fez uma apresentação especial com o Nonno e a Nonna, símbolos da Festa Trentina, homenageando toda cultura italiana da cidade.
Por fim o prefeito Fernando Tomaselli convidou todos os ex-prefeitos presentes, rainhas e autoridades para juntos, declararem aberta a 20ª edição da Festa Trentina!
Durante a noite a Festa Prosseguiu com grande baile. A comunidade também pode degustar o cardápio típico italiano, e também churrasco oferecido pelo grupo Compagni Trentini.

A Festa prosseguiu com sua programação nos dias subseqüentes, com apresentações culturais na parte da tarde, bailes a noite e tenda eletrônica do Gruppo Tosarami. Também juntamente com a Festa ocorreu a Expocedros, importante plataforma de negócios, onde diversas empresas da cidade e região puderam expor seus produtos e fechar contratos.

 

A gastronomia típica, o bom vinho, a musica e as diversas barraquinhas com produtos locais estiveram a disposição dos visitantes durante todo o período da Festa. Também foi realizado exposição de maquinas agrícolas e carros antigos na entrada dos pavilhões da Festa. O Clube de Mães de Rio dos Cedros esteve presente com seu artesanato e seus produtos confeccionados a mão que sempre atraem os visitantes. Na sede do Circolo Trentino era oferecido Café Colonial.

Momento de grande emoção foi a missa em dialeto trentino – La Santa Messa en Trentin – realizado no domingo de manhã dia 6 de setembro, na Paróquia Imaculada Conceição. A idéia foi colocar na programação da Festa um dos mais importantes sustentáculos da família riocedrense, a religião, sendo a missa realizada em dialeto trentino pela primeira vez na cidade, relembrando os tempos antigos em que os imigrantes se reunião para rezar em sua língua natal, o dialeto trentino!
A missa foi conduzida pelo entusiástico Pe. Roberto Carlos Cattoni, bom falante do dialeto da cidade. O Gruppo Folkloristico Compagni Trentini realizou os cantos da celebração com repertório sacro-italiano, emocionando a todos os presentes.
A Santa Missa em dialeto foi idealizada pelo Gruppo Tosarami, do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, sendo que a liturgia foi realizada por membros do Gruppo e também por Doralice Panini e Alessandro Ventimiglia (convidado especial de Trento). A tradução da celebração foi realizada por Giuliano Berti (Circolo Trentino di Nereu Ramos) com preces especiais direcionadas a Rino Zandonai, Gian Battista Lenzi e Luiggi Zortea.

Também como parte importante da programação desse ano, foi realizado desfile alegórico da Festa, com o grande diferencial de ser um desfile noturno! Abrindo o desfile vieram as bandeiras brasileiras e italianas, em seguida o Prefeito Municipal e esposa. O Circolo Trentino di Rio dos Cedros veio como primeiro grupo, seguido do Gruppo Folkloristico Compagni Trentini e demais grupos e circolos que estavam visitando a Festa. O Gruppo Giovane Tosarami veio logo em seguida. Na seqüência desfilaram diversos grupos e entidades da cidade, sendo que também cada comunidade da cidade desfilou apresentando algo de sua cultura e história. As rainhas e princesas de outras edições da festa também desfilaram. Enfim, foi um grande momento de lembranças e recordações, emocionando a todos com o impacto que as apresentações noturnas causam!

 

Na Segunda Feira dia 7 de setembro, o dia iniciou com o desfile em homenagem ao aniversario da independência do Brasil. A festa prosseguiu com diversas atrações culturais, que neste dia ocorreram durante a tarde inteira. Perto das 21h o prefeito, juntamente com a comissão da Festa Trentina, o nonno e a nonna (símbolos da Festa) a rainha e as princesas e Gruppo Folkloristico Compagni Trentini convidaram o povo a brindar a festa. Foi destribuido vinho para todos os presentes e com muita alegria foi brindado o sucesso da Festa.

Os resultados para esse ano certamente atingiram todas as expectativas da Comissão Organizadora e do Circolo Trentino que trabalharam intensamente pelo bom andamento do evento. Durante os cinco dias de evento (de 3 a 7 de setembro) aproximadamente 35.000 pessoas circularam pelos pavilhões da Festa. O sucesso dessa edição apenas comprova o que já ocorreu em todas as edições anteriores da Festa; muita alegria e tradições riocedrenses, vindas de um povo orgulhoso de sua cultura!



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca