03/12/2018 - Rio dos Cedros sedia encontro do Gruppo Giovani Trentini Brasiliani

Grupo Jovem em frente ao monumento em homenagem às primeiras famílias da comunidade de Santo Antônio (comunidade pioneira da colonização trentina de Rio dos Cedros, antigamente conhecida como “Matarel”, em homenagem à localidade de origem dos imigrantes).

No dia 1º de dezembro, Rio dos Cedros sediou a última reunião do ano realizada pelo Gruppo Giovani Trentini Brasiliani (região centro). O grupo conta com a participação de diversos integrantes de Santa Catarina e Paraná. Estiveram presentes jovens de Joinville, Presidente Getúlio, Taió, Ascurra, Blumenau e Rio dos Cedros.

Para essa reunião, foi planejada uma programação especial. Inicialmente, os participantes se encontraram para almoço no restaurante Joana Bella, que serve pratos da culinária tradicional trentina-riocedrense. Neste local, foram recepcionados por Franciane Menestrina, membro do Gruppo e participante do Intercâmbio juvenil 2018 da Província de Trento.

Logo após, todos foram guiados pelo vice-presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros, Andrey José Taffner Fraga, por uma excursão pela rota da colonização trentina da cidade, tendo em vista que Rio dos Cedros é uma das poucas e primeiras cidades brasileiras fundadas por imigrantes trentinos, e onde o dialeto e outras manifestações culturais ainda se fazem presentes entre a população. A cidade também é importante para o história do grupo jovem, pois foi ali que, em 2008, se realizou o maior evento do grupo até hoje: a terceira edição dos Jogos Trentinos (Giochi Trentini), com a participação de mais de 300 pessoas de vários lugares do Brasil.

O primeiro ponto visitado foi o “marco zero” da colonização trentina, a comunidade de Santo Antônio (antigamente conhecida como “Matarel”, devido ao fato de os imigrantes que se estabeleceram em tal local serem oriundos da cidade de Mattarello-Trento). Foram visitadas as construções históricas e o marco de chegada dos primeiros colonizadores. Na sequência, foi visitada a comunidade das Dores (também conhecida como Dolorata, ou ainda, Crosera), que tem esse nome devido à capela local, dedicada a Nossa Senhora das Dores, que data de 1916. Saindo da Dolorata, o grupo seguiu para Pomeranos Médio – Caravaggio, comunidade que antigamente era conhecida como “Samon”, por conta do local de origem da maioria dos colonizadores do local (originários da cidade de Samone, da Valsugana – Trento). Por fim, o grupo parou na comunidade de Pomeranos Alto – Glória (também conhecida como “Busa”), localidade fundada por imigrantes de Cavedine – Trento.

Membros do grupo que participaram da reunião realizada no auditório do Museu da Imigração, em Rio dos Cedros.

Após conhecer essas comunidades históricas, o grupo seguiu para o centro da cidade, mais especificamente para o Museu da Imigração, em cujo auditório seria realizada a reunião. No local, foram recepcionados pela Eloisa Ropelato, que trabalha no Museu e também é integrante do Gruppo Giovane Tosarami (o grupo de jovens do Circolo Trentino di Rio dos Cedros).

O grupo foi acompanhado, pela Eloisa, em um tour pelo rico acervo histórico do museu. Terminado esse tour, por volta de 16h, teve início a reunião, que foi também transmitida ao vivo pelo Facebook. Na reunião, foi debatido o calendário de encontros/eventos do Gruppo para 2019, a divulgação das atividades em sites e mídias sociais, e o projeto dos jogos trentinos que se pretende realizar em 2019. Por fim, foi feito um breve relatório sobre os pontos discutidos no encontro realizado pela associação “Trentini nel Mondo” no Uruguai, em outubro desse ano, do qual participaram o coordenador do Gruppo, Luiz Rossi Neto, e a tesoureira, Simone Sehnem (que também é coordenadora dos Círculos Trentinos em Santa Catarina).

Finda a reunião, os participantes foram convidados para um café na casa do integrante Christian Gretter (também do Gruppo Giovane Tosarami). Por volta de 18h, alguns membros do grupo ainda se fizeram presentes no curso de culinária trentina ministrado pelo renomado chef Luigi Montibeller (uma promoção da associação “Trentini nel Mondo” e do “Ufficio Emigrazione” da Província de Trento, que organizou a vinda deste chef para realizar cursos de culinária em várias cidades de Santa Catarina, com a colaboração e organização dos respectivos Círculos Trentinos).

Assim, em um dia repleto de atividades históricas e culturais, o Gruppo Giovani encerrou o seu calendário de encontros do ano de 2018, já com uma série de atividades em mente para 2019.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca