30/07/2018 - Novo formato da Festa Trentina foi aprovado pela população



Toda grande festa, após muitos anos de realização, precisa ter seu formato revisto, para que continue atingindo os seus objetivos.

A Festa Trentina de Rio dos Cedros foi criada em 1989, com o intuito de resgatar, preservar e, principalmente, popularizar a cultura dos imigrantes trentinos que fundaram a cidade. Ao longo dos anos, essa festa foi a grande responsável pela difusão das tradições riocedrenses, cumprindo rigorosamente o seu papel. Todavia, percebeu-se que, nos últimos anos, ela vinha se desviando um pouco do seu objetivo original. Diante desta situação, o Circolo Trentino e a Prefeitura Municipal decidiram repaginar totalmente o formato da festa. A começar, alterou-se a data de realização, de setembro para julho. Com isso, pretendia-se realizar a festa em uma época um pouco mais fria, onde o aconchego das conversas com amigos regadas a um bom vinho pudesse remeter ao ambiente tradicional dos Alpes italianos, de onde vieram os colonizadores.



Além disso, buscou-se cortar da programação e da alimentação tudo o que não tivesse um vínculo com a proposta da festa, que é a de resgatar e difundir a cultura dos imigrantes trentinos.

Com todas essas mudanças, criou-se uma expectativa sobre como esse novo formato seria recepcionado pela população. O resultado, felizmente, não poderia ser melhor.

Desde o primeiro dia, 6 de julho o parque de eventos da Festa ficou completamente lotado com o público. A noite de abertura foi bastante emocionante, com apresentações dos grupos “Cuore Trentino” e “Coro Infantil Trentino”. Também foram feitos pronunciamentos pelo prefeito, Sr. Marildo Felippi, e pelo presidente do Circolo Trentino, Sr. Jaime Visentainer, que muito enalteceram a história da cidade e dos colonizadores.



Nos dias 7 e 8 de julho, a Festa prosseguiu com sua programação cultural: bailes e shows italianos. Gastronomia típica, com polenta, canederlli, crauti, taiadele, etc. Além do tradicional vinho da vinícola San Michele (Rodeio), também foi servido chopp artesanal da cervejaria Borck, de Timbó. No domingo, 8 de julho, também ocorreu o tradicional desfile alegórico, com diversos grupos culturais da cidade e visitantes.

Com esse novo formato, a Festa Trentina se reaproximou de suas origens e de seu verdadeiro objetivo. A aprovação da população demonstrou que as escolhas foram acertadas.



Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca