07/05/2018 - Documentário "El parlar dela zent del Cedro" no canal RAI Italia


Em 04/05/2018, no programa Community, da RAI Italia, foi transmitido um pequeno trecho do documentário “El Parlar dela Zent del Cedro”. Esse documentário foi produzido em 2017, com o objetivo de retratar o dialeto trentino falado em Rio dos Cedros (SC). No mesmo ano, foi agraciado com menzione d´onore no prêmio “Forever Trentini” (Trento – Itália). Conheça mais sobre ele:


Link para assistir o programa "Community", de 04/05/2018, da RAI Italia.


Link para assistir o documentário "El parlar dela zent del Cedro".


Documentário - "El Parlar dela Zent del Cedro" (O falar do povo de Rio dos Cedros)


Para compreender o intento desse documentário, é preciso ter em mente a própria história de Rio dos Cedros: a cidade foi fundada por imigrantes trentinos (oriundos do norte da Itália). Diversas levas de imigrantes chegaram por volta de 1875/76, formando as comunidades que hoje constituem a cidade. Em todas essas comunidades o dialeto ainda é falado (não por todas as pessoas, mas por muitas), sendo que ainda se percebe as variações no dialeto, de acordo com o local de origem das respectivas famílias no Trentino (Valle dell´Adige, Valle di Cavedine, Valsugana, Val di Cembra, etc).

Assim, o documentário foi criado justamente para demonstrar como o dialeto trentino, com suas variações e adaptações à realidade brasileira, ainda é muito falado em Rio dos Cedros (mais de 140 anos depois da chegada dos imigrantes), tanto por idosos, quanto por adultos, jovens e até algumas crianças, mantendo vivo o vínculo entre a cidade e a sua terra de origem, o Trentino.

Com o documentário, também ficam registradas histórias de antigamente, histórias da imigração e do próprio surgimento da cidade, todas trazidas da memória de cada uma das pessoas que deu seu depoimento.


O documentário foi construído partindo do depoimento de pessoas mais idosas, até chegar às mais jovens. Cada uma que prestou depoimento foi identificada de acordo com seu local de origem no Trentino, e com o grau de parentesco em relação ao respectivo imigrante da família. Também foram coletados depoimentos em bairros diferentes de Rio dos Cedros, para que o expectador pudesse perceber as variações no modo de falar de cada uma das comunidades.

Durante os depoimentos, várias temáticas foram abordadas: histórias que eram passadas de pais para filhos, lições de vida, poemas, músicas, modo de vida, histórias sobre a imigração e sobre a condição dos camponeses trentinos na Itália (que gerou a imigração), a lida na lavoura, os costumes das famílias, as construções antigas, etc. Para os moradores da cidade, assistir esse vídeo será como mergulhar nas raízes e na história da cidade, história essa contata pela memória viva de quem testemunhou e testemunha os acontecimentos.

O documentário, além de ter pequenos trechos passados no canal RAI Italia (programa Community, de 04/05/2018), recebeu “menção honrosa” pela Associazione Trentini nel Mondo, com sede em Trento/Itália. Também foi exibido em Montevidéu, no Uruguai, em evento com a comunidade trentina local. O vídeo também foi disponibilizado na internet, em canal do YouTube.

O dialeto trentino é uma das grandes riquezas culturais da cidade, um conhecimento muito antigo que deveria ser preservado pelas famílias. É lamentável que muitos pais e avós que conhecem e falam o dialeto não o transmitam para os filhos e netos. Caso se perca futuramente o domínio desta língua, boa parte da história da cidade e das famílias estará igualmente perdida.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca