21/09/2017 - Festa Trentina atinge expectativa da organização

 

O Círculo Trentino de Rio dos Cedros, em conjunto com a Prefeitura Municipal, realizou a 27ª edição da Festa Trentina (de 6 a 10 de setembro), o evento mais tradicional de Rio dos Cedros e um dos mais tradicionais da região.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil atualmente, a Festa Trentina teve um saldo positivo, especialmente de público. Foram dias de intensa programação cultural. Aliás, a atual gestão se preocupou em priorizar os aspectos culturais do evento, tanto na alimentação quanto nas apresentações.

O evento teve inicio no dia 06 de setembro, com a abertura oficial. A presidente do Circolo Trentino e diretora de cultura da cidade, Doralice Panini, destacou a luta incansável da entidade na preservação da cultura riocedrense, herança dos colonizadores trentinos. O prefeito, Marildo Felippi, também destacou a importância da Festa para manter vivo o legado do povo riocedrense. Para alegrar a abertura, estive presente o Grupo Colibri, grupo tradicional italiano da cidade.

A Festa recebeu visitantes de diversas localidades e Estados. Inclusive uma ilustre comitiva de trentinos esteve presente no evento, tendo à frente Alessandro Ventimiglia e Antonio Russo, que há mais de 10 anos prestigiam a Festa.

Nos dias seguintes, a Festa prosseguiu com forte programação cultural, com apresentações de grupos tradicionais e típicos italianos. No sábado, 09 de setembro, além das tradicionais apresentações, também ocorreu a escolha da rainha e princesas para os próximos dois anos da Festa.

No domingo 10 de setembro, último dia do evento, ocorreu o já tradicional desfile alegórico, que foi prestigiado por grande público.

Em todos os dias da Festa, farta alimentação tipicamente trentina e italiana foi servida:  o prato típico (a base de polenta, fortaia, galinha, taiadele, radici, carne), braciola di maiale, polenta carbonara, porzione nostrana, piatto nostrano, gnochi e taiadele. Vinho e chopp também foram servidos, além de café colonial.

O local do evento também contou com estrutura bastante moderna organizada, o que rendeu vários elogios. Dessa forma, a Festa Trentina, depois de 27 edições, continua cumprindo seu papel de agregar a comunidade riocedrense, e de enaltecer a cultura dos colonizadores trentinos que fundaram a cidade.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca