09/09/2013 - Festa Trentina 2013 confirma sucesso

24ª Festa Trentina

O grande evento da tradição trentina em Rio dos Cedros

No mês de setembro a cidade de Rio dos Cedros se transforma. As ruas ganham as cores tricolores da bandeira italiana, grupos e bairros se organizam para participar da festa que se tornou uma das principais referências de Rio dos Cedros.

Em sua 24ª edição, a Festa Trentina continua desempenhando seu papel de manter viva a cultura dos colonizadores da cidade, bem como de comemorar, com muita alegria, os costumes e as tradições herdadas pelos descendentes.


O slogan deste ano para a Festa foi “Ricordare è Vivere” – Recordar é Viver. O tema ressalta a importância de se manter viva a memória e a cultura dos pioneiros colonizadores, pois a força e a coragem que eles tiveram servem como incentivo e inspiração para todos os riocedrenses.

As festividades tiveram início no dia 5 de agosto, com o cerimonial de abertura. Diversas autoridades estiveram presentes, como prefeitos de cidades vizinhas, vereadores, deputados estaduais, além de ex-prefeitos e comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, a presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros e Diretora de Cultura e Turismo de Rio dos Cedros, Doralice Panini, agradeceu a todos os presentes, bem como saudou a todos pela realização de mais este evento. Em seguida, o prefeito de Rio dos Cedros, Sr. Fernando Tomaselli, também fez uso da palavra para enaltecer a Festa, bem como para cumprimentar os diversos representantes políticos que compareceram no cerimonial.

Também prestigiaram a abertura, bem como todo o resto da festa, os italianos Alessandro Ventimiglia (da cidade de Primiero – Província de Trento/Itália), Antonio Russo (da Província de Belluno/Itália), além da Sra. Mariangela Brentaro, que é vice-prefeita da cidade de Imer (Província de Trento/Itália).


Logo após, os grupos riocedrenses Grupo Colibri, Gruppo Folkloristico Compagni Trentini (coral do Circolo Trentino di Rio dos Cedros), e a Academia Vid´Ativa encenaram a chegada dos primeiros imigrantes trentinos a Rio dos Cedros, partindo da pequena localidade de Mattarello (Trento – Itália), através do porto de Trieste (Itália), e chegando ao porto de Itajaí, com destino final na colônia Blumenau.

Nos dias seguintes a festa prosseguiu, com a tarde da melhor idade, bailes, e diversas apresentações culturais. O Clube de Mães de Rio dos Cedros, cuja sede fica na entrada dos pavilhões da Festa Trentina, também se manteve aberto e atendendo aos visitantes, com diversos produtos artesanais.

Também nessa edição a Festa contou com a Feira Industrial e Comercial de Rio dos Cedros, onde as lojas e as empresas da cidade puderam expor seus produtos. Para a criançada, o parque de diversões esteve funcionando durante todos os dias.

Na parte da gastronomia, o prato típico da Festa Trentina ficou a encargo da famosa Nonna Adélia e a equipe de cozinha da comunidade de São José. Integrava o prato, a polenta, taiadele (macarrão caseiro), fortaia, carne de gado e de galinha, crauti (chucrute) com costelinha de porco e salada.

Além desse prato tradicional, também foi servido o Piatto Nostrano, com um preparo diferenciado: hambúrguer de lingüiça, queijo cacciota (tosella), polenta feita na chapa, tomate e agrião.


Outros pratos como churrasco, lanches variados e café colonial também foram oferecidos. Os visitantes também puderam degustar o vinho da Vinícola San Michele, de Rodeio, bem como uma seleção de vinhos importados trentinos.

No último dia da Festa, foi realizado o desfile cívico, o qual contou com a participação das escolas e entidades riocedrenses, bem como o desfile alegórico, que teve foi aberto pelo Circolo Trentino di Rio dos Cedros, com Doralice Panini e os visitantes trentinos, e seguido pelo Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, e o Gruppo Giovane Tosarami, fundado pelos jovens Eduardo Osti e Andrey Taffner.

Na sequência, outros grupos típicos italianos desfilaram, bem como grupos organizados de Rio dos Cedros, todos enaltecendo a cultura italiana da cidade.

Após o desfile, a Festa prosseguiu, com uma série de apresentações culturais, gastronomia, e foi encerrada com baile e fogos de artifício.

Também no último dia foi premiada a mais bela vitrine italiana da cidade. Nesse ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio dos Cedros (CDL) organizou o concurso “La più bella vitrina”, a mais bela vitrine com tema italiano na cidade.

Durante todos os dias, e também durante as noites, a festa foi muito prestigiada pela comunidade riocedrense e demais visitantes, o que demonstra que o evento continua atrativo, e que os trabalhos em prol da preservação e da cultura valem à pena.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca