08/10/2012 - Festa Trentina – um sucesso ao longo dos anos

Festa Trentina chega a sua 23ª edição sempre com grande sucesso de público e atrações diferenciadas


Após a conturbada edição da Festa Trentina de 2011, a qual foi atingida por uma enchente, o que obrigou os organizadores a reformularem a programação e reeditarem a Festa, esse ano o evento pode contar com clima favorável.

Nos cinco dias que duraram a Festa a população pode conferir de perto todas as atrações e shows que tornaram a Festa popular e conhecida em todas as cidades do Vale do Itajaí.



No dia 5 de setembro foi realizada a abertura oficial, com a presença de diversas autoridades e convidados especiais. Em seus pronunciamentos, todos fizeram referência ao progresso que a cidade vivencia, bem como ao apego de toda a população riocedrense às tradições trentinas. Além dos pronunciamentos, também abrilhantaram o show o grupo Syahamba, de Timbó, que entoou canções típicas trentinas ao modo tradicional, com jogo de vozes, sem acompanhamento de instrumentos musicais. O tenor Alberto Santana Chaves também esteve presente, e juntamente com a Academia Vid´Ativa, de Rio dos Cedros, fez o show especial de abertura da Festa.

Nos dias seguintes a Festa contou com shows folclóricos, shows nacionais, bem como bailes e demais entretenimentos.

Um dos grandes destaques da Festa foi a culinária, com o retorno do prato típico preparado por cozinheiras especializadas da cidade. Não faltou também o vinho, o café colonial, o churrasco, bem como diversos outros pratos oferecidos.



No último dia da Festa, o tradicional desfile alegórico, com grupos da cidade expondo a forma como preservam a cultura dos antepassados. Também no dia do encerramento da Festa foi realizada a escolha da rainha e princesas da Festa Trentina, para as próximas edições.

A Festa Trentina, que esse ano chegou a sua 23ª edição, sob o tema “Cultura e Tradizione sono la vita di un Popolo”, continua cumprindo sua missão, delineada desde a primeira edição em 1989: a de preservar, divulgar e incentivar as tradições trentinas de Rio dos Cedros, trazidas pelos colonizadores e preservada pelos descendentes.


Voltar

Desenvolvido por: Renan Taffner e Andrey Taffner
Agradecimentos: Marcel L. Zanluca